Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Equipes de Saúde Municipais recebem capacitação para atendimento da pessoa idosa.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Hospital do Coração (HCor) e Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (MS),visando capacitar as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre a saúde da pessoa idosa por meio da avaliação multidimensional, iniciou no último dia 09, o Curso de Capacitação das Equipes da Atenção Primária à Saúde (APS).

O curso é uma das ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para o triênio 2021-2023, e fará uma abordagem a alguns temas, como Avaliação cognitiva, manejo das demências, declínio funcional, sarcopenia, perda voluntária de peso, manejo de risco nutricional, desnutrição e obesidade, monitoramento das doenças crônicas, barreiras de comunicação, interdição, violência e sobrecarga do cuidador.

Para Wanira Soares, técnica da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa a ação visa “fomentar a implantação da Linha do Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no SUS no Tocantins e com isto fortalecer a política de saúde da pessoa idosa no Estado”, esclarece.

O curso está sendo realizado de forma híbrida, em caráter modular, com carga horária total de 52 horas, sendo 5 módulos de 10 horas, dividido em aulas presenciais e ambiente virtual de aprendizagem, cujos temas guardam correspondência aos domínios da avaliação multidimensional da pessoa idosa.

Envelhecimento e Velhice

O envelhecimento é um processo natural universal, individual, com dimensões biológicas, psicológicas, sociais, cronológicas entre outras, onde ocorrem mudanças associadas à passagem do tempo, podendo ocorrer de maneira saudável ou não.

Velhice é uma construção social que cria diversas formas diferentes de se entender o mesmo fenômeno, dependendo de cada cultura, é uma fase do ciclo vital, trazendo consigo algumas particularidades.

Pessoa Idosa

O termo “idoso” será substituído por “pessoa idosa” aprovada em

cinco leis relacionadas ao tema: a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso, a lei do Imposto de Renda, a Lei do Atendimento Prioritário e a lei que criou o Fundo Nacional do Idoso, uma vez que a expressão “pessoa idosa” engloba homens e mulheres, sem discriminação.

 

Anúncios

Recentes