hora certa.

Ouça agora

Número de acessos ao Portal da Transparência do Estado do Tocantins cresce mais de 48% no primeiro semestre

Foram mais de 384 mil acessos entre janeiro e junho deste ano, contra 198,5 mil contabilizados no mesmo período de 2021.

 

 

O número de acessos ao Portal da Transparência do Estado do Tocantins cresceu 48,3% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com levantamento realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), por meio da Ouvidoria-Geral, entre janeiro e junho, contabilizou-se na plataforma um total de 384.008 mil acessos. Nos mesmos meses do ano passado, o registro foi de 198.546 mil visitas ao site.

O percentual de usuários registrados (nesse caso significando o dispositivo de acesso) também apresentou aumento relevante este ano, numa comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, somou-se 316.833 mil usuários, contra 157.941 mil nos primeiros seis meses de 2021. Isso representa um percentual 50,2% superior de um ano para o outro.

Os resultados demonstram uma resposta positiva aos esforços da gestão na promoção do controle social, como analisa o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda. “Conhecer a aplicação dos recursos públicos é um direito da população pelo qual o Executivo Estadual trabalha para atender como determina a legislação. Além disso, essa maior participação indica um amadurecimento dos administrados quanto ao seu papel no acompanhamento da gestão”, complementa.

Novo Portal

Está em desenvolvimento a construção de um novo Portal da Transparência. O serviço é executado entre a CGE Tocantins, em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI). A arquitetura, bem como o design da informação – modo de organização e apresentação para tornar os dados acessíveis e atrativos às pessoas -, levam em conta sugestões recebidas dos próprios usuários e usuárias por meio de consulta pública, bem como as determinações da legislação sobre o assunto.

“A prioridade é promover uma linguagem dos dados mais acessível a todos os diferentes públicos facilitando a compreensão e o interesse pelas informações disponibilizadas”, explica a ouvidora-geral do Estado, Josefa de Oliveira Machado (Graça).

Conteúdo

O Portal é gerido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), por meio da  Ouvidoria-Geral, e alimentado por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A ferramenta reúne informações diversas, a exemplo de receitas e despesas; licitações; contratos; obras e prestações de contas.

Foto: CGE/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp