Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Inicialmente o valor deveria ser pago até 17 de outubro, mas acabou sendo prorrogado pelo governo até o último dia de outubro. Motorista irregular pode sofrer penalidades.

 

 

Termina hoje o prazo para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício 2022 no Tocantins. Inicialmente o valor deveria ser quitado até 17 de outubro, mas acabou sendo prorrogado pelo governo até esta segunda-feira (31).

O último prazo vale tanto para quem deixou para pagar o imposto em parcela única, sem desconto, como para quem conseguiu parcelar o IPVA em dez vezes e deve quitar a última parcela neste mês.

O calendário de pagamento do IPVA começou em janeiro, quando venceu o prazo para fazer o pagamento à vista com 10% de desconto, assim como a primeira parcela.

Em 2022 não houve aumento no valor do imposto no Tocantins graças a uma medida publicada pelo governo do Tocantins, em dezembro do ano passado, em que manteve a base de cálculo com valores referentes a 2020.

Para pagar o imposto, o contribuinte deve acessar o site da Secretaria da Fazenda e imprimir o Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare). Para preencher o Dare basta ter em mãos o número do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário.

O Tocantins tem uma frota tributável de 720 mil veículos. Desse total, 190 mil quitaram em cota única com desconto de 10% ou parcelado.

Quem não pagar o imposto pode sofrer implicações tributárias e administrativas. No primeiro caso, o contribuinte pode ter seu nome inscrito na dívida ativa e ir a protesto. Além disso, também estará sujeito a multas e apreensão do veículo por circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) vencido.

Anúncios

Recentes