hora certa.

Ouça agora

Naturatins realiza operação de fiscalização entre os estados do Tocantins e Maranhão

Mais uma etapa da Operação Malha fina foi realizada durante os dias 4 e 10 deste mês, compreendendo municípios tocantinenses que estão na área de abrangência do lago da usina hidrelétrica de Estreito; foram apreendidos 3,6 mil metros de redes e uma zagaia.

 

 

Fiscais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizaram mais uma ação da Operação Malha Fina, no lago do reservatório da Usina Hidrelétrica de Estreito (MA), nos municípios de Barra do Ouro, Filadélfia, Babaçulândia, Darcinópolis, Palmeiras do Tocantins e Aguiarnópolis, todos na região do Tocantins conhecida como Bico do Papagaio. A operação rendeu a apreensão de 3,6 mil metros de redes usadas ilegalmente e uma zagaia. Os peixes presos nas redes foram devolvidos à água.

A operação foi realizada entre os dias 4 e 10 deste mês e teve como objetivo combater a pesca predatória em lagos e rios tocantinenses, bem como garantir o cumprimento das portarias do Naturatins nº 53 e 54 de 2022, que versam sobre a pesca e o transporte de pescado em território tocantinense. Duas equipes de fiscalização percorreram simultaneamente as duas margens e todo o entorno da extensão do lago e pequenas lagoas.

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, como a área onde a operação foi realizada fica entre os estados do Maranhão e Tocantins, os fiscais aproveitaram para intensificar o trabalho de educação ambiental, levando aos ribeirinhos dos dois estados informações sobre as normas ambientais vigentes.

O gerente explicou também que, graças às ações de fiscalização e ao trabalho de educação ambiental, tem se observado uma crescente procura pela regularização por parte dos pescadores, especialmente dos profissionais.

 

Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp