Ouça as 15:00 Programa Top Hits com Wilson Veras
Naturatins publica estudo sobre os perfis de usos de água no Tocantins

Perfil detalhado sobre os usos de recursos hídricos em diferentes bacias constrói base de dados para a tomada de decisões sobre a gestão dos recursos hídricos.

 

 

Um estudo técnico recente conduzido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) definiu o perfil detalhado sobre os usos de recursos hídricos em diferentes bacias do Tocantins. A pesquisa abrangeu as bacias dos rios Formoso, Santo Antônio e Santa Tereza, Lontra e Corda, Manuel Alves, Entorno do Lago de Palmas e Palma, e traz apontamentos importantes sobre o uso da água na região e os desafios e oportunidades para a gestão sustentável deste recurso.

Conforme detalha o gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Mateus Chagas, foi realizado o levantamento e análise de mais de cinco mil usuários regularizados em diferentes municípios. “A distribuição desses usuários e as características específicas de cada bacia fornecem uma visão abrangente do cenário hídrico do Tocantins”, destacou. O estudo é de autoria de Mateus, que é engenheiro civil e técnico em Agrimensura, e de Felipe Marques, acadêmico de Engenharia Agronômica e técnico em Agrimensura. Compõem a equipe técnica Francisco Tiago de Souza Gomes, Lucas Adriano Bacin, Renato Barbosa de Sousa e Tania Helena Meireles.

O estudo, que pode seracessado aqui, constrói uma base de dados para a tomada de decisões sobre a gestão dos recursos hídricos no Tocantins. Os dados destacam a importância de estratégias adaptativas, que considerem as diferenças regionais e sazonalidades.

Perfis

Na bacia do Rio Formoso, foram identificados 1.322 usos regularizados, com uma distribuição significativa por município. A análise das vazões captadas revelou uma demanda sazonal, apontando para a importância de estratégias de gestão eficazes durante diferentes épocas do ano. Já na bacia dos rios Santo Antônio e Santa Tereza, o estudo identificou 753 usos regularizados, destacando a diversidade de atividades hídricas na região. A análise das vazões captadas sugere uma necessidade de atenção específica em certos meses, garantindo o uso sustentável dos recursos.

Na Bacia dos Rios Lontra e Corda foram 647 usos regularizados, num cenário diversificado. A análise das vazões captadas destaca a importância de compreender as demandas hídricas ao longo do ano, adaptando estratégias conforme a sazonalidade. A bacia do rio Manuel Alves, com 544 usos regularizados, demonstra um perfil distinto. A análise das vazões captadas por mês revela padrões que podem orientar políticas de gestão para otimizar o uso dos recursos hídricos.

Na Bacia do Entorno do Lago de Palmas destaca-se com 1.638 usos regularizados, evidenciando a importância estratégica desse corpo d’água. A análise detalhada das finalidades dos usos pode direcionar esforços para a preservação e gestão sustentável dessa área. A bacia do rio Palma, com 457 usos regularizados, revela características únicas. A análise das vazões captadas destaca áreas de maior demanda, indicando a necessidade de medidas específicas para garantir a disponibilidade hídrica ao longo do tempo.

Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp