hora certa.

Ouça agora

Inscrições para a segunda edição do Canta Tocantins das Escolas Estaduais começam nesta segunda-feira, 3

Inscrições serão realizadas de forma fracionada e dividida por Diretorias Regionais de Educação.

 

 

As inscrições para a segunda edição do Canta Tocantins das Escolas Estaduais começam na segunda-feira, 3, e acontecerão de forma fracionada, divididas por Diretorias Regionais de Educação (DREs). Na primeira etapa poderão se inscrever as unidades de ensino das regionais de Araguatins, Tocantinópolis e Miracema, no período de 3 a 10 de outubro.

O projeto promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem como objetivo ser um evento democrático e de ampla participação dos estudantes, que incentive a prática artística, contribuindo para a difusão cultural, bem como para a redução do abandono escolar.

Além disso, a iniciativa oportuniza a descoberta de novos talentos da música regional, promovendo assim o resgate de projetos artísticos estudantis, o fortalecimento socioemocional da juventude e mobilização dos talentos do público jovem tocantinense.

Inscrições

Poderão participar do projeto, exclusivamente, os estudantes que estejam matriculados na rede estadual de ensino do Tocantins. A participação dos alunos será de responsabilidade da unidade escolar onde o estudante está matriculado. Confira o cronograma de inscrições anexo à matéria.

O formulário de inscrição preenchido deverá ser enviado para o e-mail oficial do evento: cantatocantins@seduc.to.gov.br. Cada instituição poderá ter apenas uma inscrição, podendo ser individual ou em dupla. Se necessário, as escolas poderão realizar seleção interna para definir quem representará a unidade escolar.

Para a efetivação da inscrição, a escola também deverá enviar para o e-mail oficial do evento os seguintes documentos: autorização dos pais ou responsável (quando menor de idade); termo de autorização de uso de imagem e voz; uma foto digital; além de um vídeo da música escolhida (com a duração de até um minuto), em formato MP4, e cantado à capela (sem auxílio de instrumentos musicais e/ou de recursos tecnológicos para modificar a qualidade vocal). O vídeo deverá conter nitidez e ser gravado na vertical, em ambiente bem iluminado.

As músicas inscritas poderão ser de gêneros variados, mas obrigatoriamente nacionais. Não podendo fazer apologia ao sexo, ser discriminatória ou ofensiva. É vedada também a participação de bandas ou grupos musicais.

Fase regional

A fase regional será de forma on-line, por meio do Instagram Oficial do projeto, @canta_tocantins. O processo será por votação pública virtual no instagram, em formato de duelos/batalhas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. A escola que obtiver o maior número de votos será classificada para a disputa seguinte. Em caso de empate haverá prorrogação da disputa em duas horas, até ser decretada a melhor da Regional.

Nas batalhas com três unidades escolares, serão classificadas as duas mais votadas (salvo quando a batalha for entre as três últimas finalistas).

Etapa Estadual

Os classificados para a Etapa Estadual terão que enviar a música escolhida para apresentação até o dia 23 de novembro de 2022.

A Final Estadual será realizada presencialmente, em Palmas, prevista para acontecer no dia 9 de dezembro de 2022, tendo como caráter avaliatório a votação dos jurados. As despesas com hospedagem, alimentação e translado dos selecionados para a Etapa Estadual e seu acompanhante serão custeadas pela Seduc

Os jurados convidados para a Etapa Estadual avaliarão ritmo, qualidade vocal, afinação e presença de palco. O corpo de jurados será composto por pessoas de notório saber na área da música, convidadas pela comissão organizadora e sem relação com os participantes.

Confira o projeto do II Canta Tocantins das Escolas Estaduais e o cronograma de inscrições no link a seguir: https://central.to.gov.br/download/303247

Facebook
Twitter
WhatsApp