Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O evento celebra os 10 anos da Central de Transplante do Tocantins e tem participantes de vários estados brasileiros.

 

 

Na quarta-feira, 07, iniciou o I Fórum de Doação e Transplantes do Tocantins. O evento organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reúne especialistas renomados de todo Brasil, para debater sobre transplantes e doação de órgãos.

Entre os palestrantes estão: Marcelo Ataíde – Coordenador – Geral do Sistema Nacional de Transplantes/Ministério da Saúde; Josélio Emar de Araújo Queiroz – Ministério da Saúde; Katiuscia Christiane Freitas, Coordenadora Estadual de Transplante do Goiás; Fernanda Bonow, coordenadora das Organizações de Procura de Órgãos (OPO-1) da Santa casa de Porto Alegre; Glauco Westphal, Presidente do comitê de doação de órgãos da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB); Joel Andrade, Coordenador Estadual de Transplante de Santa Catarina; Erika Fernanda F. da Silva, Coordenadora de Educação e Qualidade da Central Estadual de Transplantes de Rondônia e Daniela Salomão, Coordenadora Estadual de Transplante do Distrito Federal.

O evento reúne estudantes e profissionais de saúde de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. “Esse Fórum é importante porque através dele nós vamos levar conhecimento sobre o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos para os profissionais de saúde dos hospitais públicos e privados aqui do Estado. Temos estudante e profissionais de vários municípios e ter essa discussão sobre o tema permite que essa informação de como funciona a doação de órgãos chegue até os familiares dos possíveis doador, pois são esses profissionais que estão atuando diretamente nas unidades e tendo contato direto com os familiares”, destacou a responsável pela Central de Transplante do Tocantins, Suziane Aguiar Crateús Vilela.

Suziane acrescentou que o evento celebra também os 10 anos da Central de Transplante do Tocantins. “É o momento de a gente parar também ver todos os avanços que tivemos no nosso estado. Sabemos dos desafios que temos, mas também as oportunidades que estão sendo proporcionada através da atual gestão da Secretaria e Governo do Estado para que possamos viver esse momento único que é um divisor de águas aqui no Tocantins”.

“O Brasil é referência mundial em doação e transplantes de órgãos, garantido de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por financiar e fazer mais de 88% de todos os transplantes de órgãos do país e que sustenta a marca de sermos o segundo maior transplantador de órgãos do mundo. A nossa missão como atores no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é uma das missões mais importantes. Nós temos a missão de transformar dor em alegria e perdas em vidas e é o SUS que proporciona isso”, ressaltou o coordenador-geral do SNT. Marcelo Ataíde Domingues, Coordenador-Geral do SNT.

 “Vemos que muita gente tem medos relacionados a doação de órgãos, sobre o diagnóstico de morte cefálica e o transplante em si, por isso o evento vem para esclarecer e desmitificar alguns mitos sobre a doação de órgão,  é um assunto muito importante e delicado, espero que esse evento mantenha uma agenda para que mais pessoas possam ter acesso esse conhecimento, ressaltou o coordenador de Humanização do Hospital Regional de Araguaína, Eduardo Fagner Machado De Pinho.

Segundo dia

O evento acontece ainda durante todo o dia desta quinta-feira, 08, com palestras e rodas de conversas sobre Gestão do Processo de Doação e Transplantes – Plano Estadual de Doação e Transplantes do Estado do Tocantins, Como melhorar a identificação do Potencial Doador, O Protocolo de Morte Encefálica-Resolução do Conselho Federal de Medicina, Manutenção Hemodinâmica e Validação do Potencial Doador, A Doação e o Transplante de Córnea no Tocantins, Realidade dos Transplantes no Norte do Brasil: barreiras e marcos ao longo dos 10 anos.

Dayana Nascimento/Governo do Tocantins

 

                                                              

Anúncios

Recentes