hora certa.

Ouça agora

Governo do Tocantins se reúne com empresa que anuncia investimentos de R$400 milhões e projeção de 300 vagas empregos no Estado

Multinacional do ramo de fertilizantes projeta a geração de mais de 300 empregos para o povo tocantinense.

 

 

 

Na tarde desta terça-feira, 14, o Governo do Tocantins, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), se reuniu com representantes da empresa Mosaic Fertilizantes para apresentar as oportunidades oferecidas pelo Estado para as empresas que desejam investir na região. Além do Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, também participaram da reunião o Secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, o Diretor da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Jorge Couto, o Secretário Executivo de Gestão Tributária da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Marco Antônio de Menezes e o Diretor de Tributação da Sefaz, Wagner Pio. Já representando a Mosaic Fertilizantes, participaram o diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade, Antônio Josino Meirelles, o diretor de Projetos Especiais, Henrique Oliveira e a Gerente de Licenças Ambientais, Nayana Silva.
A multinacional, com sede em Tampa, na Flórida, atua em vários países, e no Brasil conta com seis minas de fosfato e uma de potássio atuando nos principais mercados do agronegócio no ramo da mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e especialidades.
Na ocasião, a empresa anunciou a implantação de uma unidade de mistura e armazenamento de fertilizantes no Tocantins, no município de Palmeirante. A unidade será construída dentro da área do Terminal Integrador da VLI.
Na oportunidade, o diretor Antônio Josino, explicou que a Mosaic vem abraçando o desafio de entregar um produto de qualidade, com responsabilidade social e sustentabilidade.
“É muito importante esse diálogo que estamos iniciando, a Mosaic é uma empresa que não é nova no Brasil mas, nos últimos cinco anos vem intensificando a sua presença. Somos a maior produtora nacional de fertilizantes e uma das maiores importadoras, o que garante a segurança para o produtor brasileiro”, disse.
De acordo com o diretor Henrique de Oliveira, a previsão para início da operação da empresa é para o primeiro semestre de 2025.
“No último dia 13, protocolamos o processo no Naturatins e estamos aguardando a liberação para iniciarmos a construção. Nossa expectativa é iniciar no mês de maio, com previsão de finalizar as obras em dois anos e entrarmos em operação no primeiro semestre de 2025, gerando 300 novos postos de trabalho na região”, afirmou.
O Secretário Jaime Café, reforçou o compromisso do Governo do Estado em ofertar infraestrutura de qualidade para facilitar o acesso aos portos secos de norte a sul do Tocantins.
“O Estado vive um momento muito importante no setor produtivo. Recebemos com muito entusiasmo a notícia desse investimento, pois é um produto de extrema necessidade para toda a região. Sabemos da qualidade do produto de vocês e isso vem ao encontro do que estamos buscando para atender a demanda existente”, afirmou.
Para o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, o Governo tem o compromisso de dar apoio a quem gera emprego, oferecendo segurança jurídica e política para os investidores fazerem os aportes.
“O Governo do Tocantins segue atuando com convergência entre as Pastas para garantir maior agilidade no atendimento às demandas dos investidores. Trazer transparência aos processos e executar políticas públicas eficazes para a criação de um ambiente propício para novos investimentos é a nossa missão. O Tocantins tem no agronegócio sua grande vocação e essa é a principal porta de entrada para a industrialização”, disse.
Crédito da foto: Arthur Silva/Governo do Tocantins
Graziela Duarte / Governo do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp