hora certa.

Ouça agora

Governo do Tocantins entrega equipamentos para instalação de projeto de piscicultura, no município de Almas

Os equipamentos serão instalados em oito tanques de piscicultura no Colégio Agropecuário para fortalecimento da pesquisa e gestão dos recursos hídricos.

 

 

O Governo do Tocantins entregou na manhã desta terça-feira, 03, equipamentos para instalação da unidade demonstrativa de piscicultura no Colégio Agropecuário de Tempo Integral Girassol no município de Almas.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Colégio Agropecuário de Tempo Integral Girassol do município de Almas e a Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). Os equipamentos para instalação de oito tanques de piscicultura foram adquiridos com recursos de Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH).

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou a importância do incentivo à pesquisa e capacitação dos estudantes da região, com o projeto de piscicultura, bem como o fortalecimento do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. “Queremos ver essa iniciativa implantada, como um modelo de produção ambientalmente sustentável e de fortalecimento da gestão dos recursos hídricos no Estado. O nosso governador vai conhecer de perto o projeto e vamos acompanhar todas as etapas até a inauguração, para então nos dedicarmos diariamente o plano de trabalho de desenvolvimento da produção em dos setores bastante promissor da região sudeste”, ressaltou.

O coordenador Regional do Ruraltins, João Filho, enfatizou que, “o projeto é essencial para o crescimento da agro piscicultura na região, através do desenvolvimento da pesquisa e a capacitação dos alunos para o mercado de trabalho, além de fortalecer a unidade de ensino como um pólo para o dia de campo em ocasiões como da Feira Agrosudeste”.

A diretora do Colégio Agropecuário, Luciana Nunes, manifestou sua alegria ao receber os equipamentos por considerar “um subsídio a mais para formação dos nossos estudantes, para agregar conhecimento e melhorias ao nosso município. No colégio temos cerca de 180 alunos que são capacitados e saem preparados para o mercado e esse projeto é muito importante para o crescimento dos estudantes, fortalecimento do setor de piscicultura e da preservação dos recursos hídricos no município e na região”.

O embaixador da Agrosudeste e ex-prefeito de Almas, Goianyr Barbosa, ressaltou que “estamos acompanhando e tendo todo o cuidado com andamento desse projeto, tendo em vista que um de nossos objetivos é a revitalização do ensino na unidade com uma nova dinâmica. A entrega do equipamento significa muito para nós, pois é um colégio que atende socialmente uma região do nosso Estado e o projeto vai fazer com que esses alunos possam somar com os avanços desse setor”.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, considerou que “esse é um momento muito importante, porque um dos objetivos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos é financiar projetos de pesquisa e de extensão. Investimos cerca de R$ 45 mil no projeto de uma região que tem um potencial muito grande para a piscicultura e a iniciativa vai refletir no desenvolvimento do setor, com a capacitação dos alunos e entrega de grandes projetos futuros. A Semarh vai contribuir ainda com a revitalização de nascentes que alimentam esses tanques e o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos na região”.

A diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ruraltins, Alécia Borges, destacou a importância do trabalho interinstitucional dos órgãos do Estado. “Esse é um momento muito importante para todos nós e para o Ruraltins, ver o quanto é importante as parcerias, caminharmos juntos. É isso que o Governo do Estado quer; que as instituições caminhem juntas, para quem realmente precisa desses resultados, nesse caso são os estudantes e os agricultores que estão e poderão estar usufruindo disso tudo”, aifrmou.

Fotos: Jordana Capistrano/Governo do Tocantins

Crédito:Cleide Veloso/Governo do Tocantins

 
Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp