Ouça agora

Governo do Estado realiza formação de líderes regionais e municipais para o Programa Alfabetiza Mais Tocantins

Encontro formativo visa fortalecer o regime de colaboração em torno da implementação do Programa Alfabetiza Mais Tocantins.

 

 

 

Em uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a educação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu uma formação do programa Alfabetiza Mais Tocantins, entre os dias 6 e 7, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Palmas, para superintendentes regionais, articuladores de gestão e formação de várias regiões do Estado.

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, destacou que a capacitação é essencial para garantir a qualidade da aplicação do programa em todo o território tocantinense. “Estamos empenhados em garantir que todas as regiões do Tocantins possam oferecer um ensino de qualidade. Isso começa com a formação dos líderes educacionais, e o sucesso depende do comprometimento e da capacitação técnica dos envolvidos. O trabalho em conjunto é indispensável e fará toda a diferença”, afirmou.

A importância da liderança regional
A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, enfatizou que o papel dos superintendentes regionais é fundamental para o sucesso do Alfabetiza Mais Tocantins. “Enquanto líder da sua regional, líder dos municípios, o superintendente precisa acompanhar todo esse processo de formação, conhecer os indicadores, o que cada escola está executando e tudo o que é proporcionado nas formações, com o intuito de permitir uma melhor efetivação das ações voltadas à alfabetização”, concluiu.

A articuladora de Gestão do Território da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Araguatins, Karla Santana, comentou que as expectativas são positivas para o aprimoramento das lideranças regionais. “Acredito que toda fomentação de conhecimento para os municípios e estados, no que tange à gestão educacional, é essencial. E dentro do compromisso nacional Criança Alfabetizada, esses aprimoramentos têm sido mediadores do que estava acontecendo antes para todo o processo de aprendizagem que estamos visualizando agora”, pontuou.

A diretora de Políticas Educacionais, parceira com os municípios, Francinete Ferreira, enfatizou que os articuladores de gestão e formação são profissionais essenciais para as políticas de alfabetização. “Eles são o ponto focal nas regionais de educação e nos municípios, porque articulam e mobilizam para que o processo formativo aconteça no território. E já visualizo cada um de vocês trazendo as ferramentas necessárias para uma formação que gera resultados”, acrescentou.

Conteúdo e metodologia da formação
Com a parceria da Associação do Bem Comum (ABC) e Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), a formação incluiu uma combinação de palestras e oficinas.

Os participantes receberam um treinamento do coordenador da regional de Educação do Ceará, Francisco Lucas Alvino da Silva, professor e especialista em metodologia do ensino.

“O papel dos articuladores é muito importante, porque eles atuam como elo entre os municípios, coordenando o processo de alfabetização das crianças na idade certa. A função dos articuladores é garantir a formação adequada dos formadores municipais, assegurando que essa formação chegue efetivamente aos professores e educadores. O propósito precisa dialogar com a agenda prioritária:  alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, ressaltou Lucas Alvino.

A articuladora de formação do território, Janaina Nunes de Oliveira, da SRE de Arraias, comentou que “a expectativa é que possamos trocar experiências, porque os planos de intervenção começaram a ser elaborados na última formação, e hoje [7 de agosto] vamos aprimorar ainda mais o conhecimento e levar para nossas regionais a implementação da proposta de alfabetização”, frisou.

Seguindo a programação de formação, os superintendentes e articuladores participaram de uma oficina conduzida pelo palestrante Francisco José da Costa, especialista em gestão escolar, que pontuou sobre a importância da formação.

“O objetivo é assegurar que essas formações cheguem até a escola, local onde a aprendizagem realmente acontece. Há toda uma importância do desenvolvimento das competências humanas, envolvendo as lideranças docentes, para garantir a implementação de um ciclo de ações pedagógicas voltadas para a alfabetização de todas as crianças”, declarou.

Crédito: Nilson Chaves/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/ Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp