hora certa.

Ouça agora

Governador em exercício, Laurez Moreira, prestigia Taquaruçu durante o "Capital por um dia"

Transferência é um reconhecimento pelo distrito ter cedido sua condição de município para que Palmas fosse implantada, no dia 1° de janeiro de 1990.

 

 

O governador em exercício, Laurez Moreira, prestigiou, na manhã desta quinta-feira, 1° de junho, o evento Capital por um dia, realizado anualmente em Taquaruçu, distrito a cerca de 30 km de Palmas. Fruto de emenda proposta pelo então vereador da Capital e atual governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, Taquaruçu vira sede dos Poderes Legislativo e Executivo municipais todo ano, na mesma data, desde 2006.

A transferência dos poderes é determinada pelo artigo 3° da Constituição Estadual e pelo parágrafo segundo do artigo 1° da Lei Orgânica Municipal (Emenda n° 53).

Conforme Laurez Moreira, o dia 1° de junho já é histórico para a população tocantinense e Taquaruçu tem uma grande importância para o Estado. “É um prazer estar aqui, em uma data histórica para nós e de uma importância muito grande. Foi daqui que surgiu a grande capital, Palmas. Taquaruçu é o embrião que gera uma das mais belas capitais do país. Então, todos nós, tocantinenses, devemos muito à Taquaruçu, principalmente por ser a terra do nosso governador Wanderlei Barbosa”, afirmou durante o evento, ao lembrar que seu companheiro no Executivo Estadual é natural do distrito. Na ocasião, o vereador Marilon Barbosa, irmão do governador Wanderlei Barbosa, recebeu as homenagens oferecidas a seu pai, Fenelon Barbosa, primeiro prefeito da Capital do Tocantins.

A transferência é um reconhecimento pelo distrito ter cedido sua condição de município para que Palmas fosse implantada, no dia 1º de janeiro de 1990. Na época, o então prefeito de Taquaruçu do Porto, Fenelon Barbosa Sales, pai do governador Wanderlei Barbosa, e os nove vereadores do local realizaram a transferência da sede administrativa do município para Palmas, contribuindo para construção da nova Capital do Tocantins.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, também classificou como histórico o evento, destacando a união entre poderes como solução para as demandas que aparecem. “É um gesto de nobreza imenso que nasce na história do nosso Estado. Esse encontro entre executivo e legislativo municipal, com o legislativo e executivo estadual, além do legislativo federal, reverbera de forma positiva, não só para Palmas, mas para todos os 139 municípios do Tocantins”, afirmou a gestora ao destacar a presença de deputados estaduais e do senado da República, Eduardo Gomes. “Andamos lado a lado, buscando levar o melhor para o povo tocantinense”, pontuou.

As ações da manhã se concentraram no Colégio Municipal Crispim Alencar, onde ocorreu a abertura da sessão legislativa que marca a transferência da Capital para Taquaruçu. Na ocasião, ocorreram apresentações culturais e artísticas, assinatura de Ordens de Serviço, entrega de títulos de regularização fundiária para proprietários de terras, entre outras ações do legislativo e executivo municipal. O evento segue durante a tarde desta quinta-feira.

Fotos: Tharson Lopes/ Governo do Tocantins

Governo do Estado do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp