Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

documentário foi feito com mães e filhos, atendidos pelo Criança Feliz em Santa Rosa e na comunidade quilombola Morro de São João.

 

Durante o seminário “Construindo vidas melhores a partir da primeira infância: Apoiando o programa Criança Feliz para acelerar os ODS no Brasil” que acontece nos dias 23 e 24 de março de 2022, em Brasília, foi exibido o documentário que aborda experiências exitosas do Programa Crianças Feliz em todo o país e entre elas estão as práticas do município de Santa Rosa do Tocantins, distante 160 km de Palmas.

O evento está sendo realizado pelo Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – SNAPI, em parceria com o Fundo Conjunto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) (Joint SDG Fund).

Durante os anos de 2020 e 2021 foram realizados estudos, pesquisas, diagnósticos, cursos, documentário, eventos, seminários, publicações, cards e materiais de comunicação, dentre outros, a respeito do Programa Criança Feliz e o objetivo do Seminário é apresentar os resultados dessas ações e lançar produtos em curso, que visam fortalecer o Programa e a pauta da primeira infância em todo o território nacional. O evento conta com diversas mesas temáticas, que estão sendo transmitidas ao vivo pela internet, pelo link  https://bit.ly/3KLxQ6O .

Para a coordenadora estadual do PCF, Katiuvânia Guedes, ver um município do Tocantins sendo prestigiado nacionalmente em um evento de tamanha importância é um motivo de celebração de todo o investimentos que tem sido feito por governos Federal, Estadual e Municipal na primeira infância. “O Criança Feliz é um programa que fortalece a parentalidade valorizando as competências familiares, aborda todos os cuidados básicos, comunicação positiva o afeto e o brincar e tudo isso consolida os vínculos familiares e proporciona a nossas crianças um futuro mais feliz e promissor”.

Segundo a coordenadora do PCF no Tocantins as práticas do Programa estão entre as 10 melhores do pais e por isso foram abordadas em documentário e apresentadas no seminário.

PCF no Tocantins

No Tocantins, o PCF é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Setas, em parceria com os municípios.

A principal ação do Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa; uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida, o que favorece um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto.

As equipes do PCF fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Foi instituído por meio do Decreto n° 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto n° 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Anúncios

Recentes