hora certa.

Ouça agora

Estudante paratleta tocantinense participa de preparação e seletiva para o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico

Atleta é cotada para integrar a equipe brasileira em competições internacionais em função das marcas alcançadas em provas estudantis.

 

 

A paratleta e estudante da rede estadual de ensino do Tocantins, Aline Jordânia de Carvalho Santos, 16 anos, foi convidada para participar da 1ª Fase de Treinamento de Atletismo Campo 2022, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 24 e 30 de abril. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e servirá como preparação e seletiva de atletas para o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico deste ano.

Aline é a segunda no ranking nacional estudantil em arremesso de peso e a quarta em lançamento de disco. Em razão de seu desempenho nas provas que participou como estudante e no Meeting Loterias Caixas, ocorrido no ano passado em Brasília (DF),  a CPB está de olho na atleta que é cotada para integrar a seleção brasileira paralímpica em competições internacionais.

A aluna no Colégio Estadual Machado de Assis, em Araguanã, descobriu o talento para o atletismo aos 13 anos de idade nas aulas de Educação Física. Aline pertence à classe funcional F40 (baixa estatura-anã) e se destacou nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) em 2018, 2019 e 2021, sendo que neste último ano conquistou três medalhas de prata.  Seu maior feito até o momento foi nas Paralimpíadas Escolares de 2019, de onde trouxe duas medalhas de ouro e quebrou o recorde brasileiro estudantil nos

lançamentos de dardo e de pelota.

A jovem atleta afirmou que o treinamento em São Paulo é uma oportunidade para evoluir e corrigir os erros. “Estou ansiosa para participar e, com certeza, vou melhorar as marcas nas minhas modalidades”, disse Aline, deixando claro também que sonha alto e deseja chegar ao topo como a melhor do mundo e dar muito orgulho para o Tocantins e para todos.

O professor de educação  física e treinador, Rafael Gabarrão, foi o primeiro a acreditar e a investir no potencial da atleta, a quem se dedica nos treinamentos que são feitos no campo de futebol do município de Araguanã e no cais à beira do Rio Araguaia. “A Escola tem uma participação fundamental na trajetória da Aline porque foi lá onde tudo começou e também porque sempre ofereceu todo suporte no que diz respeito ao treinamento da atleta”, reforçou.

Durante o evento os atletas serão submetidos a testes, avaliações físicas, participarão de palestras e de treinamentos. O CPB financia todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos atletas e dos técnicos selecionados para o projeto.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp