hora certa.

Ouça agora

Em solenidade de homenagem à Polícia Civil, governador Wanderlei Barbosa anuncia construção de complexo de delegacias especializadas

Governador também destacou a importância da autonomia de delegados e agentes, além de ter autorizado a criação de uma comissão para pagamento de progressões devidas à categoria.

 

 

 

O Estado do Tocantins vai contar em breve com um complexo de delegacias especializadas da Polícia Civil. O governador Wanderlei Barbosa assinou nesta quinta-feira, 20, o decreto destinando um terreno de 120 mil metros quadrados em Palmas, para a construção da Cidade da Polícia Civil. O anúncio foi feito durante solenidade de comemoração do Dia da Polícia Civil, celebrado oficialmente no dia 21 de abril.

 

“Nós queremos uma Polícia Civil cada vez mais inteligente, funcional, com aparelhamento, equipada e comprometida com o serviço de investigação, em prol da proteção e segurança do povo tocantinense”, disse o Governador.

 

O complexo vai centralizar delegacias e serviços especializados de responsabilidade da Polícia Civil do Tocantins. Ainda durante o evento, o Governador autorizou que o secretário da Segurança Pública (SSP), Wlademir Costa, crie uma comissão para discutir, junto à Casa Civil e sindicatos, o pagamento das progressões devidas aos servidores da Polícia Civil e enfatizou que o compromisso de zelar pela autonomia de trabalho da corporação. “Policial Civil trabalha para o Estado. O Governo não pode e não vai interferir no trabalho de um delegado, de um agente de polícia. Eles, trabalhando dentro da legalidade, naquilo que é constitucionalmente garantido como suas funções e atividades, precisam ter autonomia de trabalho”, ressaltou.

“Só existe um estado democrático se houver Segurança Pública. Então, é importante que o Governador tenha essa sensibilidade de valorizar o servidor da Segurança Pública e lhes dar condições de trabalho”, completou o vice-governador, Laurez Moreira.

Homenagens

A solenidade em homenagem à Polícia civil foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) e contou com a participação de centenas de servidores da Segurança Pública, além de secretários de Estado, políticos e outras autoridades.

 

Na ocasião, o secretário Wlademir Costa destacou a atuação da Polícia Civil do Tocantins nos episódios mais recentes de proteção à sociedade. “Hoje nós temos 50 policiais em treinamento, junto à embaixada dos Estados Unidos, para prevenir ataques em escolas. Também temos agentes nossos na operação de captura dos criminosos que cometeram assalto em Confresa, no Mato Grosso. Hoje, nós temos orgulho de usar esse distintivo no peito”, conferiu.

 

Delegados, agentes e escrivães foram homenageados com a Medalha de Mérito Eusébio de Queirós, em reconhecimento por relevantes serviços prestados em prol da Segurança Pública no Tocantins. Ao todo, 36 servidores dos quadros da Polícia Civil foram homenageados.

 

“É um reconhecimento importante para a motivação dos policiais civis que se empenham em ações em prol da sociedade”, disse o delegado Antonio Onofre Oliveira, um dos homenageados.

Também foram entregues as Medalhas de Bravura Escrivão José Bonfim Nazareno Ribeiro. A honraria homenageia o escrivão da Polícia Civil do Tocantins morto em atividade no ano de 2014, no município de Dois Irmãos. A medalha foi entregue às filhas dele, Thábita Dias Nazareno e Ruth Dias Nazareno. “Ao saber que o nome de meu pai havia sido escolhido por sua bravura, a emoção não coube em meu coração. É uma honra saber que seu nome será lembrado por muito tempo”, disse Thábita Nazareno, emocionada.

 

Ainda foi homenageada a superintendente de segurança integrada da SSP, Maria de Fátima Holanda, primeira mulher a exercer o cargo de delegada-geral da Polícia Civil do Tocantins.

Ao final do evento, o governador Wanderlei Barbosa foi agraciado com uma placa de reconhecimento por seu empenho e dedicação no fortalecimento da Instituição.

 

Adenauer Cunha/Governo do Tocantins

 

Governo do Estado do Tocantins

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp