hora certa.

Ouça agora

Em operação conjunta, Polícias Civil e Militar prendem quatro homens por associação criminosa armada em Dianópolis

Um dos suspeitos se passava por policial penal do Pará e oficial de justiça de Goiás.

 

 

 

Quatro homens foram presos nesta terça-feira, 21, em uma operação conjunta realizada pelas Polícias Civil e Militar, na cidade de Dianópolis, região sudeste do Tocantins, e autuados por associação criminosa armada. Um dos suspeitos usava distintivos e vestimentas da Polícia Penal do Pará e de oficial de justiça do Estado de Goiás, mesmo não tendo vínculo com nenhum desses órgãos. Em depoimento, os indivíduos disseram que foram contratados para fazer a segurança em uma fazenda oriunda de conflito agrário.

 

Com base em denúncias, a Polícia Civil empreendeu diligências no sentido de capturar os homens que, em atitude suspeita, trafegavam pela cidade, em uma camionete S10, de cor branca. Os policiais obtiveram a informação de que os indivíduos se dirigiam à cidade de Dianópolis. O delegado plantonista então pediu reforços para a Polícia Militar e comunicou a 8ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Dianópolis (8ª DRPC). Um bloqueio foi montado pelos policiais na Rodovia TO-040, que tiveram sucesso nessa nova abordagem. A ação contou com a participação de policiais militares do 11º Batalhão da PM, sediado em Dianópolis.

 

Após busca pessoal e veicular, os policiais localizaram uma pistola calibre 380; 77 munições do mesmo calibre; um simulacro de arma de fogo; R$ 16 mil em espécie; mais de R$ 100 mil em cheques; dois coletes balísticos; uma balaclava; um par de algemas; e distintivos da Polícia Penal do Pará e de oficial de justiça do Estado de Goiás.

 

Tanto os indivíduos quanto o veículo e os demais materiais apreendidos foram conduzidos para a 14ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Dianópolis. Após compartilhamento de informações com os estados do Pará e de Goiás ficou constatado que os indivíduos não têm vínculo com nenhum dos estados vizinhos e a documentação apresentada por eles é de origem duvidosa.

 

No depoimento inicial, os suspeitos contaram que estavam na região fazendo segurança de terras em conflito agrário. Na noite de ontem, estiveram na fazenda, jogaram bombas e efetuaram disparos. Após receberem informações sobre o ocorrido, policiais civis e militares de Almas empreenderam diligências e, após a prisão, no hotel onde estavam hospedados foram encontrados mais coletes.

 

O comandante do 11º BPM, Major Tiago Melo, destacou a importância da ação integrada, evidenciando a rápida resposta das forças de segurança na região. “A integração entre as forças de segurança foi fundamental para o sucesso da ação policial que resultou na prisão dos autores que na noite anterior praticaram ações que causaram muito medo aos moradores da região”, disse.

 

Os quatro indivíduos foram autuados por associação criminosa armada, esbulho possessório, porte ilegal de arma de fogo e munições e pelo disparo de arma de fogo próximo a local habitado.

 

Assim que finalizados os procedimentos legais cabíveis, os quatro indivíduos serão encaminhados para unidade prisional de Dianópolis, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

Vania Machado e Thiago Monteiro/Governo do Tocantins

Governo do Estado do Tocantins

 

Secretaria da Segurança Pública
Diretoria de Comunicação
seguranca@secom.to.gov.br
63 3218-1852

Site
http://www.ssp.to.gov.br   

 

Facebook
Twitter
WhatsApp