hora certa.

Ouça agora

Em Guaraí homem é imobilizado em pedaço de madeira e levado para hospital na carroceria de viatura da PM após cair de telhado

Caso foi registrado em Guaraí, na região central do estado.Testemunhas contaram à PM que não conseguiram ambulância com o município ou com o Estado.

 

 

 

Um homem de 41 anos precisou ser socorrido na carroceria da caminhonete da Polícia Militar após cair de um telhado em Guaraí, na região centro-norte do estado. Ele foi imobilizado em um pedaço de madeira. O socorro improvisado aconteceu porque nenhuma ambulância foi disponibilizada pelo Estado ou pelo município para fazer o socorro.

A Secretaria de Saúde de Guaraí disse que não recebeu pedido de socorro para o caso. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) afirmou que não tem competência para atendimento de pessoas em vias públicas.

(Veja as notas completas abaixo)

O caso foi registrado na tarde da última  segunda-feira (27) no setor Aeroporto. O homem estava trabalhando no telhado de uma casa que foi afetada pelo temporal registrado no dia anterior e acabou caindo.

Segundo a PM, após o acidente a população acionou o Hospital Regional de Guaraí e a Secretaria Municipal de Saúde para conseguir uma ambulância com profissionais habilitados para fazer o socorro da vítima, mas sem sucesso.

Diante da demora a Polícia Militar foi chamada e se deslocou até o local. O homem de 41 anos foi imobilizado em um pedaço de tábua e levado para o HRG na carroceria da viatura. Ele segue internado na unidade com quadro clínico estável.

Em Guaraí não há atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e também não há base do Corpo de Bombeiros, que costumam atuar em situações de emergência como esta.

O que dizem o município e a Secretaria de Estado da Saúde

 

O secretário de saúde de Guaraí, Wellington Sousa, afirmou que o município não recebeu nenhum pedido de socorro da família ou de outra entidade. “Tomei conhecimento da situação durante a noite e investiguei junto aos responsáveis pela regulação, transporte e recepção e não teve esse contato. A cidade tinha sim ambulância disponível”, informou.

Ele afirmou ainda que o município está trabalhando para instalar uma base descentralizada do Samu na cidade, com a regulação em Araguaína. Disse que desde o ano passado o município teve o projeto para implantação do serviço aprovado pelo Ministério da Saúde, adquiriu equipamentos e há projeto de lei para criar os cargos, faltando apenas a aquisição da ambulância pelo MS.

O Ministério da Saúde foi questionado sobre a implantação do Samu na cidade, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a frota de ambulâncias dos hospitais estaduais está regular e com a quantidade necessária para os atendimentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp