Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Programa além de realizar atendimentos sociais, visa qualificar cidadãos tocantinenses em situação de vulnerabilidade social

 

 

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, 8, servidoras do Palácio Araguaia participaram de um café da manhã e receberam atendimentos do Workshop da Beleza, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Desenvolvimento Social (Setas), por meio da Gerência de Inclusão Produtiva. O evento contou a participação do governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

O programa Workshop da Beleza visa qualificar cidadãos em estado de vulnerabilidade social. Durante todo o mês de março, estará realizando atendimentos às mulheres.

O gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Raimundo Gonçalo, explica que o programa circula os 139 municípios, promovendo a qualificação de cidadãos tocantinenses que se encontram em situação de vulnerabilidade, bem como realizando atendimentos sociais.

Em comemoração ao mês de março, já foram realizados atendimentos em diversos pontos da Capital e já foram marcados mais seis atendimentos ao longo do mês. “Este dia do embelezamento a gente vai fazer ao longo do mês do Dia da Mulher em vários lugares, nós já temos marcados seis eventos. Vocês, mulheres, são sempre especiais e precisamos parar um dia para, de alguma forma, demonstrar carinho a vocês”, ressaltou o gerente Raimundo Gonçalo.

Neste dia de celebrações, a servidora Vanusa Ribeiro, que trabalha há 26 anos no Palácio Araguaia, relata a satisfação de ter um dia dedicado às mulheres. “Para nós, servidoras, é muito importante a questão de o Governador estar se preocupando com cada pessoa, cada servidor e em especial, com cada mulher”, afirma. A servidora também recebeu o atendimento do Workshop da Beleza e expressou suas sensações. “Estou me sentindo maravilhosa, já fiz o meu atendimento com o cabeleireiro e eu amei, e vou aproveitar mais, ainda vou fazer a minha sobrancelha”, concluiu.

O governador Wanderlei Barbosa prestigiou e homenageou as mulheres, destacando a importância do papel da mulher na sociedade. “Eu quero falar da importância do trabalho feito, das conquistas ao longo do tempo, de tudo aquilo que as mulheres fazem pela nossa sociedade, pelas nossas famílias, pela boa convivência, e, principalmente, pelo comprometimento delas para o crescimento do nosso Estado. Eu quero deixar aqui os meus parabéns, que Deus possa abençoá-las e dar forças para continuarem sendo essas grandes guerreiras, que criam também suas famílias, que cooperam na relação social e que são parceiras, lado a lado com os homens. Não temos um à frente do outro, é lado a lado para que a nossa sociedade seja cada vez melhor”, ressaltou.

Workshop da Beleza

A gerência de Inclusão Produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.

Dentre os programas promovidos pela gerência está o Workshop da Beleza, com cursos de cabeleireiro, design de sobrancelhas e maquiagem, além de panificação e artesanato.

“Nós viajamos os 139 municípios levando cursos de corte de cabelo, design de sobrancelha, maquiagem, depilação, pedicuro e manicure e panificação, são cursos profissionalizantes de 40 horas. Nós procuramos atender o que as secretarias de Assistência Social municipais ou a prefeitura entendem que a comunidade está precisando. Os alunos saem todos com capacidade de se empregar, de montar uma padaria, ou seja, ele sai capacitado para o mercado de trabalho. O objetivo do programa do Governo do Tocantins, por meio da Setas, é capacitar e qualificar homens e mulheres em todo o Estado, pessoas em situação de vulnerabilidade e que estejam desempregadas”, concluiu o gerente Raimundo Gonçalo.

Em 2019, foram 9.735 famílias atendidas com oficinas e audiências; 3.475 capacitações em cursos profissionais na área da beleza, panificação e artesanato, sendo assim mais de 13.214 mil atendimentos e capacitações em 53 municípios atendidos. A estimativa é que já foram gerados, com as capacitações, mais de 1.600 empregos diretos e indiretos. Devido à pandemia do novo Coronavírus, o programa precisou ser interrompido, mas está retomando as atividades seguindo todos os protocolos de segurança.

Anúncios

Recentes