Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Formação foi dividida em duas etapas, sendo a primeira, realizada na segunda-feira, 21, voltada para os municípios.

 

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) continua com a capacitação para inspetores escolares. Nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24,  o encontro será com cerca de 100 inspetores da rede estadual. A formação foi dividida em duas etapas, a primeira ocorreu na segunda e terça-feira, 21 e 22, para cerca de 150 inspetores das redes municipais de educação. O evento está sendo realizado no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

O objetivo é levar os profissionais a refletirem sobre as novas práticas de inspeção escolar, quanto ao aprimoramento das informações no desafio de educar para os novos tempos, com fundamento na legislação vigente. Há aproximadamente 10 anos não eram realizadas formações específicas para esses profissionais.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou a importância do Inspetor Escolar, que orienta, assiste e inspeciona de forma geral o processo administrativo e pedagógico das escolas. “São profissionais importantes no cumprimento da legislação e essa formação é o momento para que eles se capacitem, questionem  e conheçam novos meios para garantir a efetividade no cumprimento da legislação e melhorias no ambiente escolar”, frisou.

Para a assessora de gestão pedagógica e educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso do Tocantins, Ideoneides Ribeiro de Araújo Conceição, essa capacitação vai fazer com que os inspetores possam refletir sobre algumas normativas que muitas vezes geram dúvidas. “Estamos todos envolvidos em uma discussão comum, de temas importantes  para nossa atuação no ambiente escolar. Porque o foco principal é o aluno, o nosso trabalho é para que eles estejam sempre amparados”, disse.

Legislação

O Inspetor Escolar orienta, assiste e inspeciona de forma geral o processo administrativo e pedagógico das escolas, elaborando termo de visita de forma fidedigna. Normatiza junto às Secretaria Estadual e Municipais de Educação as ações pertinentes aos estabelecimentos de ensino da rede pública em conformidade com a legislação vigente.

A atribuição desses profissionais segue o disposto na Instrução Normativa nº 006, de 2 de junho de 2004, que regulamenta as atribuições da equipe de Inspeção dos Núcleos Regionais de Ensino.

 

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Anúncios

Recentes