hora certa.

Ouça agora

Doações de leite materno ajudam a salvar bebês internados em hospitais do Estado

Mulheres interessadas em doar podem entrar em contato pelo 0800 646 8283.

 

As doações de leite materno são responsáveis por salvar a vida de centenas de recém-nascidos em todo o Tocantins. Por dia, a quantidade ideal para alimentá-los seria 5 litros, mas por conta da pouca quantidade de doações, alguns bebês têm sido alimentados com fórmulas.

Atualmente, o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina possui 108 doadoras ativas que contribuem com doações semanais e quinzenais que alimentam bebês prematuros, com baixo peso, com infecções ou que tenham passado por processos cirúrgicos em que as mães não tenham condições de proceder com o processo de amamentação.

As mães que desejam ser doadoras de leite podem solicitar o apoio por meio do telefone 0800 646 8283. Após o contato, a mãe será cadastrada e receberá a visita de uma enfermeira que irá ensinar e entregar um kit de segurança (touca, gases, máscara, materiais informativos e frascos esterilizados) para a coleta.

O leite que for coletado pode ficar armazenado de 7 a 10 dias. Após esse período, as mães devem comunicar o Banco para o recolhimento. Como forma de estimular a doação, a mãe que doa leite tem o direito de realizar consultas com um pediatra e uma nutricionista para o acompanhamento de seu filho até os seis meses de vida.

Para a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do HMDR, Walkiria Pinheiro, “amamentar nem sempre é fácil, mas é importante que a mulher saiba que nessas horas mais difíceis, ela pode contar com o apoio do banco de leite. O leite materno é mais que um alimento, ele fornece tudo o que o bebê precisa para crescer forte e saudável”.

E quem já contribui há 5 meses com o Banco afirma que “é um orgulho poder ajudar a salvar vidas. Tenho um sentimento de gratidão a Deus por estar no projeto e se alguma mulher me perguntar se é bom, diria com toda a certeza que com apenas 100 ml ela salva vidas”, enfatiza Ana Cristina da Silva, moradora de Palmas.

Banco de leite no Tocantins

A Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins conta com três unidades: Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR); Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Gurupi (HRG) e Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione (HDO), em Araguaína. Além dos bancos de leite, existem os postos de coletas no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional e no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, que encaminham as doações para o banco do HMDR.

 

 

Karoliny Santiago/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp