Dia Mundial da Saúde Bucal é celebrado na segunda-feira, 20.
Na segunda-feira, 20, é o Dia Mundial da Saúde Bucal, data criada com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade do cuidado com a região oral, a fim de prevenir doenças. O Tocantins possui 75,45% de cobertura com dentistas para a população do Estado, o que o coloca em terceiro lugar, em relação aos outros estados.
O responsável pela área técnica da Saúde Bucal da Diretoria de Atenção Primária (DAP) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Luiz Fernando Varrone, explica que “em um passado não muito distante, pensava-se que o dentista cuidava apenas dos dentes, depois foi ampliado, acreditava que os profissionais analisavam a boca como um todo. Em seguida, tivemos uma visão mais ampla, de que a boca faz parte do indivíduo, pois não há como separar, tudo é interligado”.
O odontólogo da SES-TO complementa que “hoje, pode-se verificar em estudos científicos que uma infecção bucal pode causar um parto prematuro e até um infarto. Assim, não tem como dissociar o impacto da saúde bucal em todo o organismo”, finaliza.
Saúde Estadual
A SES-TO é atenta ao cuidado com a região oral, e por meio da área técnica de Saúde Bucal da Diretoria de Atenção Primária (DAP) realiza o trabalho de suporte dos municípios tocantinenses na atenção com esta área do corpo humano. As unidades hospitalares da rede estadual também dispõem de serviço odontológico.
Além do suporte técnico aos municípios, a área de Saúde Bucal da SES-TO realiza ações diferenciadas, como o programa sorrindo com o SUS, que tem o objetivo de levar capacitações aos profissionais da área bucal por meio de palestras e troca de experiências.
Parcerias
Em 2021, o Tocantins participou do Programa da Associação Brasileira das Empresas de Odontologia (ABEO), ‘Um Sorriso do Tamanho do Brasil’, onde receberam cem mil kits de higiene, que foram distribuídos em cidades tocantinenses.
Erlene Miranda/Governo do Tocantins