hora certa.

Ouça agora

Corredor logístico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, Fiol III, ligará o Tocantins ao Porto de Ilhéus

O trecho conhecido como Fiol 3, ainda está em fase de revisão de estudos e projetos, com extensão aproximada de 505 Km. Após a conclusão das obras, a ferrovia será conectada à Ferrovia Norte-Sul em Figueirópolis, além de conectar o município ao Porto de Ilhéus, na Bahia.

 

 

 

Na tarde da última sexta-feira, 27, o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, recebeu o consultor do Banco Mundial, Wagner Santana, para apresentação do estudo de oportunidades e vulnerabilidades socioeconômicas em regiões de desenvolvimento dos corredores ferroviários norte-sul e leste-oeste.
Na oportunidade, Wagner Santana explicou que a consultoria tem como objetivo definir estratégias de desenvolvimento econômico para os Estados atravessados pelo corredor, além de avaliar os impactos desse desenvolvimento na geração de emprego e renda na região. Ao destacar os impactos positivos para o Tocantins, o consultor do Banco Mundial falou ainda que serão enfatizados os temas relacionados ao desenvolvimento do capital humano e os enfrentamentos das desigualdades de gênero.
“Para o cumprimento desses objetivos, o Consórcio Internacional formado pelas empresas MCRIT, Urbana Consultoria, JM Solto e Iber-Geo que foi contratado pelo Banco Mundial deverá, de acordo com o Termo de Referência, realizar a análise dos dados socioeconômicos, das demandas por qualificação, dos projetos e ações que já são realizadas na região, em sinergia com o referido corredor ferroviário, permitindo identificar as perspectivas das atividades econômicas afetadas pelas ferrovias”, pontuou.
Para o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, a conclusão das obras da Fiol 3, será estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado, ampliando a capacidade de escoamento da produção tocantinense.
“A construção desse trecho da FIOL irá expandir ainda mais as oportunidades de investimentos, com geração de emprego e renda para a região. Esse projeto vem ao encontro do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), contribuindo principalmente com o fortalecimento do pilar de Infraestrutura e Logística”, destacou Carlos Humberto.
Créditos da foto: Graziela Duarte / Governo do Tocantins
Graziela Duarte/Governo do Tocantins
Facebook
Twitter
WhatsApp