Ouça as 15:00 Programa Top Hits com Wilson Veras
Corpo de Bombeiros Militar atuou com equipes posicionadas nos principais pontos de votação durante eleições municipais

A ação fez parte do trabalho em conjunto com a principais Forças de Segurança do Estado, levando tranquilidade aos eleitores em todas as regiões do Tocantins.

Mais de cem bombeiros militares e brigadistas de combate a incêndios florestais atuaram durante as eleições municipais realizadas neste domingo, 06. Equipes da corporação foram escaladas para todas as regiões do estado, usando Unidades de Resgate e outras viaturas nas proximidades dos locais de votação. A ação fazia parte do trabalho conjunto com as demais Forças de Segurança, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), com Polícias Civil, Científica, Militar e Penal, além 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Ao longo do dia, o Corpo de Bombeiros Militar realizou quatro atendimentos, sendo 01 em Dianópolis, 01 Araguaína e 02 em Porto Nacional. As ocorrências eram 03 de emergências clínicas e 01 vítima de agressão por arma branca.

 

“A atuação operacional do CBMTO foi ampla e de caráter integrativo, no qual iniciou suas atividades em abordagens preventivas, com presença nos principais colégios eleitorais do Tocantins, e atuou em situações de urgência e emergência no decorrer do período de votação”, afirmou o coronel Cléber José Borges Sobrinho, Subchefe do Estado-maior da corporação e representante no CICCE.

 

Antes mesmo da execução do pleito nas 139 cidades do Tocantins, as Forças de Segurança já estavam integradas e planejando o trabalho. Representantes dos órgãos tiveram a oportunidade de estar na Sala de Situação do CICCE, na Quadra 104 Norte, em Palmas. Do local era possível monitorar o trabalho em todas as regiões e tomar decisões de acordo.

 

“As equipes de prontidão se mostraram tecnicamente preparadas para os respectivos acionamentos, e o reforço com os brigadistas florestais, no caso do CBMTO, auxiliaram bastante no combate aos incêndios florestais, os quais ainda permanecem de prontidão. Todos os envolvidos estão de parabéns pela condução dos trabalhos”, pontuou o coronel.

Tranquilidade

Em geral, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, o pleito ocorreu de forma tranquila, sem grandes intercorrências. A pasta relatou que mais de quatro mil agentes de segurança estavam envolvidos nas escalas de norte a sul do estado.

“Agradecemos a confiança do Tribunal Regional Eleitoral quanto ao nosso trabalho. Tivemos um domingo de votação tranquilo. Os eleitores puderam exercer sua cidadania com total segurança. Todas as ocorrências registradas tiveram a pronta resposta da força policial pertinente e mais uma vez, as forças de segurança demonstraram que a atuação integrada faz a diferença e traz resultados positivos para a democracia”, destacou o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira.

 

Todos os possíveis crimes eleitorais serão apurados pela Polícia Federal, mas na avaliação do superintendente regional da PF no Tocantins, Reginaldo Donizetti Gallan, de um modo geral, o pleito eleitoral foi tranquilo. “As eleições deste ano ocorreram com tranquilidade. A Polícia Federal realizou dois flagrantes  e algumas conduções por boca de urna, mas tudo dentro da normalidade. Destaco aí a cooperação entre as forças de segurança que conseguiu abranger todos os 139 municípios do Tocantins para que o pleito ocorresse da melhor maneira possível e com tranquilidade”, ressaltou. (Com informações da ASCOM/SSP.

Crédito: Divulgação/CBMTO

Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Facebook
Twitter
WhatsApp