hora certa.

Ouça agora

Competições dos Jogos Escolares Indígenas foram realizadas em Tocantinópolis, Araguaína e Pedro Afonso

Estão sendo realizadas as etapas regionais e os vencedores participarão das competições estaduais, em Palmas.

 

 

Alegria e animação marcaram as provas realizadas pelos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEIT) que estão ocorrendo nas escolas. Na semana passada, as competições aconteceram nas comunidades indígenas de Xambioá, na aldeia Mariazinha, em Tocantinópolis e, na aldeia Manoel Alves, em Pedro Afonso.

Os jogos contemplam nove modalidades individuais com provas de atletismo, arco e flecha, arremesso de lança, natação e luta corporal. E nas modalidades coletivas estão as competições de futebol society, cabo de guerra, corrida com tora e corrida com varinha.

Os estudantes vencedores das etapas regionais participarão das competições estaduais, que serão realizadas no período de 20 a 23 de outubro, em Palmas. E também eles recebem troféus e medalhas.

Esta é a primeira edição dos jogos escolares específicos e a iniciativa recebeu a aprovação de toda a comunidade indígena.

 “Os Jogos indígenas é uma grande oportunidade para promovermos a nossa cultura assim como suas práticas esportivas típicas. O esporte em todos os seus aspectos traz para o aluno uma amplitude de novos horizontes, como também mostra as oportunidades de forma igualitária”, explicou o professor Ataides de Jesus Sousa, da Escola Estadual indígena Mãtyk, de Tocantinópolis.

Diretor Cassiano Sotero Apinajé, da Escola Estadual Indígena Mãtyk, da Aldeia São José destacou a valorização da cultua indígena. “Esse evento foi muito bom, deve ser realizado todos os anos. E vai ficar na história de nossa escola que realizamos a primeira edição dos jogos indígenas. Os nossos alunos atletas tiveram um bom desempenho. E vi nessas competições uma forma de resgatar a nossa cultura, que se desenvolve na forma tradicional, e agora, aconteceu na escola e sabemos que a instituição de ensino tem um papel fundamental na conscientização das crianças e jovens. Gostamos muito dos jogos”, frisou Cassiano.

Revelando campeões

As competições indígenas revelaram uma grande campeã, a estudante Mariana Almeida Sotero Apinajé, da Escola Estadual Indígena Mãtyk, que alcançou o 1º lugar, na prova de corrida de 100m e na prova 4×100 m e no cabo de guerra. Ela ficou muito feliz por ter alcançado esse resultado e já se prepara para participar das competições estaduais.

Próximos jogos

No dia 21 de setembro terá início mais uma etapa dos Jogos Escolares Indígenas nas Diretorias Regionais de Miracema, Gurupi e Paraíso do Tocantins.

Facebook
Twitter
WhatsApp