Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

O sistema de Realidade Aumentada permite mostrar conceitos topográficos, bacias hidrográficas, cuidados em áreas de represa, barragens, entre outros.

 

 

A Agência de Mineração do Estado Tocantins (Ameto) realiza até a próxima segunda-feira, 24, a 1ª Exposição de Geologia e Mineração do Estado do Tocantins, no Capim Dourado Shopping. Além da exibição de um acervo geológico de rochas, minerais e fósseis de ocorrência estadual e nacional, a mostra conta com um sistema de realidade aumentada denominado Caixa de Areia (sandbox).

Na caixa com areia é utilizado um sensor para produzir interações através da Realidade Aumentada. Com a interação, é possível moldar formas na areia, que são identificadas pelo sensor e exibidas pelo projetor. Por meio do sistema, é possível criar modelos de topografia tomando formas na areia, na qual é exibida em tempo real um mapa de cores de elevação, linhas de contorno topográficas e água simulada.

O gerente de mineração, Leonardo Bezerra, e o engenheiro civil, Leonardo Costa, são os responsáveis técnicos da Ameto pela Caixa de Areia, adquirida através de uma parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) que disponibilizou o curso para configuração do sistema.

O presidente da Ameto, Mauro Mota, destacou a importância da ferramenta no processo de ensino e a parceria com a SGB/CPRM. “Com a caixa de areia podemos mostrar na prática conceitos geográficos, geológicos. Agradecemos o SGB/CPRM que é um grande parceiro da Ameto no fomento da mineração no Tocantins e, mais uma vez, nos auxilia com a aquisição desse sistema que vai contribuir muito com exposição e com o projeto MinerAção nas Escolas que pretende apresentar as geociências de forma simples, lúdica e divertida”, disse.

Origem da Caixa de Areia

Foi criada a partir de um projeto desenvolvido em 2011 por Peter Gold do Departamento de Geologia da Universidade da Califórnia, utilizando o software baseado no VRUI e na biblioteca de processamento de imagem do Kinect, e em 2013 foi compartilhada uma versão acessível da caixa de proteção. O projeto foi chamado de Augmented Reality Sandbox (traduzido para Caixa de Areia de Realidade Aumentada).

MinerAção nas Escolas

Projeto da Ameto de apresentar aos alunos da rede pública estadual e municipal, além da comunidade, detalhes das profissões que compreendem as Ciências da Terra, especialmente, geologia, engenharia de minas e técnico em mineração, além de apresentar informações sobre o potencial do setor de mineração no Tocantins.

Anúncios

Recentes