Campanha envolve público interno e comunidade em ação solidária de conscientização.
Palmas, Tocantins – A Faculdade de Ciências Médicas Afya Palmas e o Hemocentro se uniram em uma ação que visa, não somente reforçar os estoques da unidade de saúde, mas também conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue. No próximo dia 28, a faculdade vai receber a unidade móvel de coleta em uma ação solidária envolvendo alunos, professores, funcionários e comunidade.
A ação será realizada no estacionamento principal da faculdade. A presença da unidade móvel no campus facilita o processo, oferecendo uma estrutura segura e confortável, com profissionais capacitados para acolher os doadores com agilidade. Uma única doação de sangue é um ato rápido e seguro que pode salvar até quatro vidas.
Maria de Lourdes Silva, enfermeira coordenadora da ação no Hemocentro de Palmas, destaca a relevância da parceria com instituições de ensino. “Eventos como esse são essenciais para garantir a manutenção dos estoques, especialmente em períodos de maior demanda. Cada doador faz a diferença.”
Para participar, os interessados devem estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis). É necessário apresentar um documento oficial com foto e estar alimentado. Recomenda-se também ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação.
A professora Luciana Colares, da Afya Palmas, explica que a ação surgiu de uma solicitação do próprio Hemocentro, que identificou a instituição como um parceiro estratégico para ampliar a captação de doadores. “Já realizamos essa atividade no ano passado, com resultados muito positivos, o que nos motivou a repetir a iniciativa este ano”, afirma. Colares ressalta que, além da coleta de sangue, o objetivo principal é promover a conscientização sobre a doação de sangue e medula óssea, visando formar profissionais da saúde mais humanos e engajados com as necessidades do sistema de saúde.
O envolvimento da comunidade acadêmica é considerado essencial. “Ao envolver alunos, professores e colaboradores, fortalecemos valores como empatia, responsabilidade social e compromisso com a vida. Além disso, ações como essa contribuem diretamente para a formação integral dos nossos estudantes”, pontua a professora. A expectativa de participação é muito positiva, impulsionada pela integração da campanha a uma gincana solidária da Expedição Somar.
“Doar sangue é um gesto simples, rápido e seguro — mas que pode salvar até quatro vidas. Se você tem dúvidas, procure informações e converse com profissionais da saúde. Lembre-se: hoje, você doa; amanhã, pode ser você ou alguém que ama a precisar. Vamos juntos somar solidariedade”, finaliza Colares.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.